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Storytelling e marketing de conteúdo: o que tem a ver?

O storytelling é o conceito que engloba as formas de contar histórias. Inspirado nos grandes roteiristas e diretores de cinema, tem muito a agregar à forma das marcas se comunicarem com seus públicos. Afinal, mais do que vender, hoje precisamos cativar e conectar pessoas e ideias. 

Do início: o conceito

Usando os elementos de narrativas de ficção e entretenimento, o storytelling trabalha com quatro pilares: personagem, ambiente, conflito e uma mensagem. Com essa base, é possível desenvolver histórias com começo, meio e fim para criar um elo emocional com quem você está se comunicando. 

  • Personagem: aquele que percorre a jornada, que vive a história.
  • Ambiente: a história acontece em algum lugar, é importante descrevê-lo.
  • Conflito: fator provocativo, a quebra na normalidade que leva a um movimento que é a história. 
  • Mensagem: o que a história passa, o que ela quer dizer com tudo que conta.

Tá, mas como posso aplicar na minha marca?

Mais do que anunciar, você pode contar e seduzir – e o marketing de conteúdo e storytelling são totalmente sobre isso. Guiar o público pelo universo onde seu produto, o que você acredita, são os personagens principais e tem uma mensagem consistente para a vida de quem os consome pode mudar absolutamente tudo em um negócio.

  • Storytelling como parte do conteúdo: você pode ilustrar situações usando uma história. Escolha um filme, por exemplo, e o use como ponto de partida para explicar sua mensagem.
  • Storytelling como estrutura de conteúdo: neste caso, você pode usar dos elementos da técnica para criar a sua própria narrativa. Tenha em mente a mensagem, de forma clara. Estruture quem é o personagem que precisa percorrer a jornada que será guiada pelo seu conteúdo para vencer o conflito e entender a mensagem, que pode ser o seu produto ou serviço ou a missão da sua marca.

OBS: Perceba que nessa segunda situação vemos como a definição da persona e do funil de conteúdo, conhecidos do marketing, estão muito próximos do storytelling. Nada é por acaso!

Existem diversos modelos de narrativas que você pode se basear, como a jornada do herói ou o modelo Pixar. Mas, aí vão algumas dicas importantes e que se aplicam a todos:

  • Saiba para onde vai: um bom caminho é essencial para uma história lógica e cativante. Os elementos precisam fazer sentido, se conectando uns com os outros e levando de uma fase a outra, sem muitas turbulências. 
  • Transmita boas sensações, mas sem romantizar: assim como é prazeroso consumir um conteúdo positivo e que gere bons sentimentos, passar do ponto para um nível muito distante da realidade de quem está o consumindo pode gerar afastamento e perda de identificação – que é o objetivo do storytelling, gerar identificação. Cative, mas não iluda!

Não existem leis fixas para contar boas histórias, e essa é a magia do marketing de conteúdo: com criatividade, verdade e boas referências todos podem conquistar o seu espaço. Se quiser saber mais sobre como criar o conteúdo certo para a sua marca, entre em contato com a Cartola. Vem conhecer a agência pioneira no ramo no Brasil. 

Daniela Sangalli, conteudista e jornalista da Cartola – Agência de Conteúdo