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O Futuro ao futuro pertence

Oi! Meu nome é Rafael, trabalho como Head de Atendimento e Criação na agência Cartola Conteúdo e acabo de receber três emailmarketing contando Como será o futuro do marketing digital pós-pandemia. Se a chamada animou, tenho uma notícia para você que está aí em frente ao computador (ou celular, vai quê): você não sabe como vai ser o futuro. Nem você, nem eu e nem nós, pra ser bem sincero. 

Estamos enfrentando um momento novo para a nossa geração – parece fala de tiozão (e é). Nós que trabalhamos com marketing digital nunca havíamos nos deparado com um contexto assim, e o desconhecido dá muito medo. A cobrança para sermos criativos é pesada, e a necessidade, mais do que nunca, de estarmos online parece que toma conta da rotina. Por vezes, tento lembrar o que se produzi no dia, e tudo vira uma colcha de retalhos entre tomar café da manhã e fazer a última call da jornada. Aqui na agência estamos trabalhando bastante com vídeo chamadas: uma após a outra, as calls se sucedem, deixando para trás um rastro pesado. Difícil se adaptar!

O que mais faz falta é a troca de cenário. Estar em casa é ótimo, mas estar sempre em casa cansa. Às vezes confundimos o que é momento de trabalho, o que é momento de lazer. A minha sala é o escritório ou o escritório é a minha sala? Enfim, até aí tudo bem – isso eu trato uma vez por semana na terapia. Mas não tem criatividade que resista a um mesmo ambiente 24/7. Não tem ócio criativo que acalme a mente depois de um dia pesado com a pauta cheia e mais de 5 videochamadas. 

Voltando ao assunto central… Eu não sei como será o futuro do marketing digital. Eu não sei como será a vida pós-pandemia. Ninguém sabe. Não tem guru que dê uma fórmula mágica, que tenha um passo-a-passo para a sua empresa estar muito preparada, para a sua agência apresentar os melhores resultados aos clientes. 

É importante que saibamos olhar para isso com carinho também, como quem diz a uma criança “tá tudo bem, pronto, vai passar…”. O mais importante é que abracemos o período de aprendizado e o fato de estarmos nos reeducando, ressignificando, para conseguir atravessar as semanas que parecem ter sempre a mesma cara e a mesma forma. Mais do que nunca, voltamos a aprender, como quando estávamos nas séries iniciais e não sabíamos direito o bêabá. 

Desculpas, se tudo isso soa pessimista ou resignado demais. É só um desabafo. Tá tudo bem! Nós não temos as respostas ainda, mas as estamos aprendendo hoje. Conseguiremos chegar no amanhã vivendo um dia de cada vez. Podemos, sim, planejar uma ideia (ou ideal) de futuro. Mas o futuro mesmo, só lá na frente. Por ora, fiquemos no presente. E por falar em presente, preciso voltar pra pauta. 

E você, diga aí: como está cuidando do seu processo de aprendizado na quarentena?

Artigo por Rafael Santos, Head de Atendimento e Conteúdo da Cartola – Agência de Conteúdo