This is a honeypot file. Please leave it.
Teamwork of the staff, creative and friendly atmosphere

Criatividade em tempos de pandemia

Criatividade é essencial dentro de uma agência de conteúdo. Não importa o setor, seja de texto, de arte, de atendimento ou de marketing digital, o penso criativo precisa florescer para melhor entregar as necessidades dos nossos clientes. Mas como ser criativo e ter ideias inovadoras enquanto se vive uma pandemia, quando não se sabe como será o futuro ou até mesmo quando estaremos novamente ao lado de quem amamos?

Passando por alguns momentos de criatividade escassa e pensamento longe das pautas diárias, me questionei: o que podemos fazer para aflorar a criatividade dentro da gente? É possível quando somos bombardeados de informações de números aterrorizantes que não param de crescer? Com essa dúvida, entrei em contato com um conhecido editor do Yahoo!, a quem já enviei algumas matérias para o portal e perguntei se poderia fazer essa pauta. Ele concordou e fui investigar esse assunto.

O sentimento de preocupação é um dos bloqueios do fluxo de criatividade. Conversei com a psicóloga Sabrina Hatwig, que explicou como esse processo funciona. Para ela, a criatividade surge com uma ideia inicial que vamos adaptando para transformá-la em algo inovador. Também é preciso deixar as ideias fluírem e não ter medo do que vai surgindo. Quando o contexto não permite tamanha vivência, é natural que a criatividade não surja na mesma intensidade que num contexto normal. Uma das barreiras que precisamos derrubar é a negatividade. Para isso, precisamos nos conectar com as possibilidades do presente e canalizar os esforços para o possível. Abaixo estão as dicas de atividades que Sabrina me enviou:

Meditação: essa é uma prática que pode começar com a ajuda de aplicativos de meditação guiada. Meditar é aliar o controle da respiração ao monitoramento dos pensamentos e pode ajudar a controlar a ansiedade, regular o sono e também se conectar com o aqui e agora. É como preparar o terreno para a criatividade chegar.

Exercício físico: exercitar-se faz com que o corpo libere endorfina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar. Em alguns momentos, não conseguimos nos sentir bem apenas com o pensamento, portanto, o exercício pode facilitar que essa sensação ocorra.

Pintura/desenho: aqui serve qualquer coisa criativa, pode ser também costura ou colagem, por exemplo. A expressão através do trabalho manual pode ativar partes do cérebro essenciais para a criatividade começar a fluir.

Hobby antigo: ativar o cérebro com algo que você costumava fazer e faz tempo que pratica pode ser uma alternativa legal de abrir o fluxo da criatividade.

Organizar a rotina: muitas pessoas estão trabalhando em casa nesse momento e deixam de organizar sua rotina. Nas primeiras semanas, muitos podem ter ficado com a impressão de que conseguiriam aliar uma rotina de férias com o trabalho, mas isso pode ser insustentável a longo prazo. É interessante definir um horário para acordar, respeitar intervalos, conciliar atividades que não envolvam trabalho na rotina, falar com a família e amigos… Tudo isso contribui para a saúde mental e libera o fluxo da criatividade.

Mas, é claro, estamos vivendo uma pandemia. Não podemos nos cobrar por não sermos criativos todo o tempo, a toda hora. É uma situação inédita. Precisamos compreender os nossos limites, para que a gentileza venha de dentro. Respeite a sua saúde mental e cuide de si mesmo com muito amor e carinho!

Artigo por Eduarda Endler, jornalista produtora de conteúdo da Cartola – Agência de Conteúdo