Sim, a gente já está bem cansado de fazer reuniões por videoconferência, mas vamos ter cuidado com a quantidade e com a qualidade delas. Temos que nos comportar e sermos objetivos, além de pontuais e realmente presentes.
Obviamente que em alguns momentos e exatamente por conta da quarentena, o home office não é opção e, sim, imposição do distanciamento necessário.
Porém, alguns pontos são fundamentais. Precisamos atentar quanto à etiqueta durante às reuniões e também entender que algumas situações fogem do nosso controle. Vamos ser mais empáticos?
Vamos aos pontos?
Verificar a conexão
Vai ser bom se a sua conexão estiver boa, se o fone estive funcionando, se o local que você está é ideal. Mas, tudo bem caso tenha que ficar com a câmera desligada para melhorar e às vezes informar que está ali ouvindo e prestando a atenção. Sem a câmera, a conexão fraca melhora.
Estar preparado
Vai ser bom se você fizer um pré-roteiro, tiver na mão os assuntos importantes a serem tratados e for objetivo nas demandas. Mas, se a reunião se encaminhar para outro lado, você ainda terá os seus pontos tratados. Se não tiver a oportunidade de fazer isso, vale um e-mail no final da reunião.
Vista-se adequadamente
Var ser bom se você estiver bem vestido. Pense que está no trabalho. Mesmo virtualmente, precisa passar este comprometimento. Mas, tudo bem se não deu tempo de secar o cabelo e você ainda está com a toalha, ou se tiver frio demais para sair do roupão. Para isso, use o recurso de desligar a sua câmera: afinal, podemos estar até de bermuda e chinelos, mas no que aparece de você, é preciso manter a postura.
Ser pontual
Vai ser bom se estiver na sala pelo menos três minutos antes do horário marcado, principalmente quando sua participação tem pontos a tratar ou você faz parte da gestão da equipe. Mas, tudo bem se você não puder participar, desde que tenha avisado os envolvidos, sugerindo que façam a reunião sem você. Ou marque uma nova data.
Evite interrupções
Var ser bom se você deixar o celular no mudo, fechar a porta do local onde está, avisar as pessoas da casa para não atrapalharem a sua ou qualquer linha de raciocínio. Mas, tudo bem se o cachorro latir um pouco, a criança entrar na sala, o gato subir na mesa. Mas, entenda que a agenda dos colegas pode estar cheia, então não gaste o tempo dos outros à toa e peça desculpas.
Contatos paralelos
Var ser bom se evitar trocas de mensagens com membros da reunião. Isso pode gerar desatenção e até desconforto. Então, não troque mensagens que não fazem parte do assunto que está sendo tratado. Ah, o espelho atrás de você ou o reflexo do seu óculos pode ser visível. Mas, tudo bem se você precisar avisar alguém que este seria o momento de tratar aquela pauta. Ou se faltou um tema a ser mencionado, use este recurso para otimizar a reunião.
Compartilhamento de tela
Var ser bom se você estiver preparado para a reunião e a sua apresentação já esteja aberta em segundo plano, com todas as outras janelas secundárias e não importantes fechadas. Mas, tudo bem se você tiver algum tipo de dificuldade quando um arquivo que você não estava esperando tenha que ser localizado. Para isso, peça licença e pare o compartilhamento se tiver que passar por janelas que não importam aos outros.
Participe até o final
Var ser bom se você estiver comprometido com o assunto e entender que sua presença é importante até o encerramento da reunião. Mas, tudo bem se você tiver que sair antes. Ou se algum assunto não for confortável para você na discussão, tente manter a calma e respirar, respeitar a hierarquia que amanhã tem mais.
A gente vai entender que a sua vida pessoal está dividindo o mesmo espaço da profissional, mas durante o horário de trabalho tente estar perto. Mas, sabemos que alguns contratempos se tornam inevitáveis, como uma reforma do vizinho, o caminhão do lixo, a entrega da loja online que chegou naquela hora. Porém, a organização é fundamental.
Por isso, vamos praticar a empatia com o colega. Qualquer coisa que esteja fora do planejado pode te fazer se sentir desconfortável, como a desmotivação, a solidão e os problemas de casa assim tão próximos da rotina de trabalho. Isso pode despertar sentimentos que não seriam desencadeados se você estivesse vivendo sua rotina normalmente, como o estresse e a falta de paciência. Sugiro que se mantenha ao máximo a rotina original, como o horário normal de expediente, o comprometimento e que você aprenda a dividir e valorizar que o trabalho em equipe é o mais importante. Ninguém está sozinho, então não leve para você todas as responsabilidades e não seja o centralizador das soluções, às vezes saber demais pode mostrar que na verdade sabemos de menos, no que diz respeito a entender a limitação dos outros.
Dica de ouro para encerrar o assunto: use o seu tempo de trabalho organizadamente. Trabalhar depois do horário, não fazer a pausa para o café ou esquecer de ir ao banheiro só vai adicionar ansiedade à rotina que já está bem diferente.
Artigo por Pati Stima, Head de Delivery da Cartola – Agência de Conteúdo