0-1

Dez dicas para tirar 10 na sua campanha de matrículas

Recentemente, a Cartola patrocinou o seminário de matrículas do Sinepe/RS. Para o evento, preparamos um material com 10 dicas básicas para Instituições de Ensino que querem acertar nas suas campanhas de matrículas. Confira:

1. Seus alunos, professores e comunidade escolar são os melhores disseminadores da sua campanha. Comece a comunicação por eles. E, sim, o mural da escola e faculdade ainda é um excelente meio de comunicação.

2. Faça pesquisas e organize as informações sobre os seus atuais alunos. Onde moram, como se deslocam, que idade têm, que locais frequentam, o que motivou a escolha por sua escola ou faculdade, que conteúdos consomem. Isso faz toda a diferença no planejamento de mídia.

3. Cultive um mailing relevante e atualizado. Os e-mails vão ajudar não apenas em estratégias de mailmarketing ou inbound marketing, mas também na segmentação de públicos em plataformas de anúncios digitais.

4. Reduza seu formulário de manifestação de interesse. Ou divida o formulário de inscrições em dois. A primeira parte pode ter só três campos: nome, email, telefone. Assim você não perde o lead de quem desistir antes de preencher todos os dados. E não esqueça de deixá-lo responsivo para preenchimento no celular.

5. Claro que design e identidade visual contam. Mas a sua timeline nas redes sociais não precisa ser ascética. Originalidade e autenticidade são importantes. Conteúdo relevante vale mais do que uma peça bonitinha.

6. O processo de decisão de uma matrícula é longo. Invista na captação de leads e relacionamento o ano inteiro.

7. Às vezes, investir na melhora do índice de conversão de inscrições em matrícula dá muito mais resultado do que atrair mais inscritos. Atrair é só a parte inicial do processo. Não esqueça do fechamento.

8. Que experiência você proporciona a um candidato que faz vestibular? Ou a um pai que visita o estabelecimento? A primeira impressão conta. E muito. Aproveite esses momentos presenciais para encantar de verdade.

9. Entender a origem de todas as matrículas não é fácil. Rastreie o último clique. Use pixels de conversão. Parâmetros de URL. Faça pesquisas com matriculados. Vasculhe seu Analytics. É o cruzamento de todos os dados que permite o entendimento da jornada.

10. Mantenha seu CRM integrado com as ferramentas de marketing que você usa. Dá um pouco de trabalho para a TI, mas o resultado vem em matrículas.

Sobre nosso trabalho no segmento de Educação

A Cartola é uma agência de comunicação estratégica com larga experiência na área de educação. Criada em 2009, já produziu conteúdo para grandes agências e marcas do segmento.

Desde 2016 respondemos pela comunicação online o offline e campanhas de matrículas da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. E, mais recentemente, pela comunicação do MBA PPP e Concessões da FESPSP e London School of Economics.

Acreditamos que o conteúdo é muito mais do que um vídeo, um infográfico, um post: é a mensagem certa, entregue na hora certa para o consumidor certo. É a comunicação que conversa, e não interrompe.

A propósito, vamos conversar sobre sua próxima campanha de matrículas?

Sebastião Ribeiro é Sócio-Fundador na Cartola – Agência de Conteúdo