CARTOLA CONTEÚDO. ONDE A MÁGICA ACONTECE.

De Onde Viemos? Para Onde Vamos?

Fomos uma das primeiras agências de conteúdo do país. O ano era 2009 quando três jornalistas abriram a Cartola. Nem sabíamos como chamar o negócio: não era uma agência de propaganda, não era uma assessoria de imprensa, produtoras de conteúdo eram exclusividade do mercado audiovisual (cinema e TV). Os resultados para busca de “agência de conteúdo” no Google não enchiam uma mão.

No início, atendemos o mercado editorial e publieditorial. Anúncio na Internet, na época, era sinônimo de banner nos grandes portais: Terra, MSN, UOL. Em especial, fizemos o abastecimento de canais customizados. Dezenas deles, patrocinados por marcas como Hyundai, Colgate, Trident, Avon. Primeiro, com textos e fotos. Mais tarde, com conteúdo multimídia, como este para o canal Saúde Bucal.

Logo, surgiram as demandas por conteúdo de marca. Branded content puramente dito. Trabalhamos em parceria com grandes agências digitais e de propaganda do Brasil, como WMcCann, W3Haus, AG2. Com elas, produzimos conteúdo para sites, campanhas publicitárias, aplicativos, portais, de empresas como CCAA, Kraft Foods, O Boticário, L’Oreal, BR Distribuidora. Eram ações com esta, feita para Coca-Cola, planejada pela WMcCann, na qual identificamos esportes e brincadeiras para jovens, mapeamos locais de prática em todo país e desenvolvemos um Quiz exclusivo.

Enquanto isso, sempre fizemos jornalismo e muitos projetos editoriais. Catálogos, anuários, periódicos, para setores como Saúde, Educação, Agronegócios, Infraestrutura. Entre eles, o livro Um Novo Caminho, Uma Nova Vida, feito para STE e DNIT, sobre o projeto social que envolveu a construção da rodovia BR-448.

Quando Facebook mostrou a que veio e mudou nossa relação com as redes sociais a partir de então, o mercado ficou um pouco perdido: afinal, quem entendia de redes sociais? Jornalistas, publicitários, RPs? As agências de conteúdo pareciam uma boa resposta a esta pergunta. De cara, embarcamos na dinâmica das relações em social media e aprendemos sobre ferramentas de anúncios, influencers, métricas de engajamento e tudo mais que veio pela frente. Primeiro, ainda como produtores, fornecedores de agências tradicionais. Depois, como opção para empresas. Foi nesta época que fizemos a gestão das redes sociais do Grupo Brinox.

Social media passou a assumir uma parte central da comunicação das empresas – assim como da Cartola. Como passou a envolver muita estratégia – de mídia, de conteúdo, de relacionamento -, as agências envolvidas começaram a ser cogitadas para assumir papéis mais relevantes na comunicação das marcas. E, sabe de uma coisa? Adoramos esta história de lidar com estratégia, antes da execução! Quer saber mais um segredo? Descobrimos que fazer PIs de mídia offline era muito mais simples do que acompanhar dia a dia o desempenho dos anúncios digitais. Com uma equipe mais experiente, abraçamos com gosto campanhas e estratégias 360 de alguns parceiros, como a FESPSP.

Hoje, ainda fazemos bastante produção, especialmente para grandes empresas, com conteúdo, seja de topo, meio ou fundo de funil. Se for multimídia, então, amamos. É assim que ajudamos a Unisinos.

Mas estamos cheio de gás para abraçar desafios de comunicação, marketing de conteúdo ou marketing digital que envolvam da estratégia à mensuração. Ações pelas quais possamos responder pela ideia e pelo resultado. Acreditamos que a boa comunicação é aquela que traz a mensagem certa, para a pessoa certa na hora certa. E que tudo isso começa com bom Conteúdo, o nosso DNA, desde sempre!


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